Rua XV de novembro, n° 492, esquina Rua Augusto Ribas
Antiga Distribuidora de Doces Ácacia / Botequim
Processo: 40/2001

Antiga residência de Theóphilo Alves Cunha, membro de tradicional família princesina. Foi industrial, comerciante, fazendeiro, presidente do Conselho Consultivo Municipal e vereador.

Fotografia de 1900. Acervo da Casa da Memória Paraná. Casa ao canto direito.[/caption]

Inicialmente, residiam em uma casa situada em frente á Praça Mal. Floriano Peixoto, porém, possuíam vários imóveis na cidade, bem como na zona rural. Foi fundador das industrias Theóphilo Cunha Ltda.

Com o falecimento do proprietário, o imóvel em questão passou a pertencer por herança a uma das filhas: Otília Cunha Guimarães, casada com Horácio Villela Guimarães (em 1924) sendo que seu esposo faleceu em 1932, deixando-a viúva com os seguintes filhos: Hamilton Cunha Guimarães, casada com Ivone Hilgenberg Guimarães (falecida), Cyro Cunha Guimarães, casado com Claudionor Bittencourt Guimarães, Maria Lilia (falecida), Glacy Cunha Guimarães, Nilda Guimarães Nader, casado com Eblen Nader e Antônio Carlos (falecido).

Otília Cunha Guimarães possuía além dos imóveis urbanos, as fazendas: Santa Rosa Santa Maria e Fazenda das Violas, nas quais explorou intensas atividades pecuárias e fábrica de laticínios. Irmanou-se em movimentos a favor das entidades assistenciais da cidade, tendo com maior ênfase, trabalhando em prol dos melhoramentos da antiga Catedral Diocesana de Ponta Grossa. Faleceu em maio de 1986, sendo homenageada com seu nome em uma das ruas da cidade, através da Lei n° 3.912.

Antes de falecer, doou uma parte do imóvel para seu filho Cyro Cunha Guimarães, que posteriormente vendeu para sua irmã Glacy Cunha Guimarães, conforme o registro geral do imóvel. O prédio, posteriormente foi ponto comercial, sendo instalada a Alfaiataria Biela, esta fundada pelo Sr. Paschoalino Provisiero, natural da Itália e residente em Ponta Grossa desde 1908; e segundo o Álbum de Ponta Grossa de 1963, no imóvel também funcionou a fábrica de Malhas Salina, do Sr. Felipe de Leon Salina. Também ocupou a Distribuidora de Doces Acácia.

Acervo Casa da Memória

Nominações de Ruas, Praças e Avenidas – 14 de outubro de 1986. Biografia de Otília Cunha Guimarães.

Álbum de Ponta Grossa- 1963

Entrevista com Hebe Santos Fernal, concedida a Isolde Maria Waldmann em abril de 2002.

Pesquisadora – Isolde Maria Waldmann – seção de Pesquisa e Arquivo – Compac.