Avenida Vicente Machado n° 333
Processo: 23/2001

 Localizado na Rua Vicente Machado n° 333. O imóvel é estilo eclético, é muito delicadamente ornamentado apresentado apliques orgânicos e relevos muito sutis.

A “Casa Lange”, fundada em 1913, pelo Sr. Paulo Lange, conforme anúncio no Jornal O Progresso de março de 1913.

O comercio eram de variados sortimentos de ferragens, ferramentas, louças, vidros, máquinas, armas de fogo e munições, tintas, óleo, cutelarias finas, etc.

Segundo Lothar Lange, o edifício foi construído em 1925, contendo dois pavimentos, no primeiro estava estabelecido a loja de ferramentas, e no superior a família de Paulo Lange morava, eram ali que aconteciam os encontros de amigos e parentes. Num desses encontros aconteceu em 1927, estando presentes as seguintes pessoas: Guilherme Metzenthin, Thereza Metzenthin, Emília Lange, Leonor Lange e Leopoldo Lange. As atividades domésticas eram desenvolvidas por Emília, que em um flash é flagrada preparando o almoço em 1940.

A família Lange, contribuiu com o progresso e desenvolvimento da cidade de Ponta Grossa, tano na parte comercial, como na intelectual, podemos citar como por exemplo o cientista paleontólogo Sr.  Frederico Waldemar Lange, que contribuiu com pesquisas, catalogando mais de 1200, peças de fragmentos de rochas, em todo o Brasil, deixando este legado para os estudiosos. Devido suas atividades e contatos com as Faculdades do Rio de Janeiro, mudou-se para lá, mas sempre que podia visitava os familiares que continuaram morando em Ponta Grossa.

Fontes:

Jornal Diário dos Campos – Março e Abril de 1913