R. Sete de Setembro, 510 – Centro, Ponta Grossa – PR, 84010-350
Processo: 01/2002

Antiga residência de Ernesto Guimarães Villela, filho do Comendador Bonifácio José Villela. Ponta-Grossense, nascido em 1859, era casado com Maria Sofia novais Ribas, com quem teve dois filhos. Era um dos titulares da firma Bonifácio Villela e Filhos, com a morte do comendador passou a se chamar firma Ernesto Villela e Irmãos.

Assumiu o cargo de Prefeito de Ponta Grossa em 1896, sendo eleito, reeleito e nomeado, permanecendo por 12 anos no executivo. Durante a sua gestão foram construídos chafarizes no Largo do Rosário, hoje Praça Barão do Rio Branco, para o abastecimento da cidade, numa época em que não havia rede de água.

Em 1899 concedeu terrenos á companhia estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande para a construção da Estação Ferroviária e terrenos em Uvaranas para a Instalação do Exército. Inaugurou a rede de iluminação elétrica (1905), fundou a primeira escola de comércio, denominada Instituto Dr. João Candido Ferreira e iniciou as obras de Matriz de Sant’Ana, demolida em 1977. Incluiu-se também na sua administração, a nominação de algumas ruas e a conclusão do calçamento da Rua XV de Novembro.

Foto do acervo de Osmario Ribas

DETALHES DA CONSTRUÇÃO:

Rua Pe. João Lux e Rua Sete de Setembro – estilo eclético, a construção tem uma presença importante do local, sendo sua escala compatível com o entorno. De um pavimento com porão, cobertura de 4 águas, telhas francesas embutidas numa platibanda ornamentada, inclusive, com balaústres. No corpo da construção existem cimalhas, frisos, relevos, apliques, medalhões e almofadas, além de mãos francesas e molduras ao redor dos vãos. O reboco possui delicados relevos que dão textura ás paredes.

Cronologia:

1927 – Residência e propriedade de Ernesto Guimarães Villela

1947 – Fábrica Vilma de Fonseca e Filho – Artefatos de Madeira

2015 – Sede Secretaria Municipal de Turismo

Fontes:

Jornal da Manhã. Ponta Grossa, 15 de setembro de 1984

Jornal Diário da Manhã. Ponta Grossa, 15 de março de 1992

TRINDADE, José Pedro (org.). Álbum do Paraná. Curitiba, 2.ed.,vol. I, 1927

R. Sete de Setembro, 510 – Centro, Ponta Grossa – PR, 84010-350