Rua: João Cecy Filho, n° 600
Processo: 42/2001

O imóvel em questão está localizado na Vila Ana Rita, entre as Ruas João Cecy Filho e Campos Salles. Foi propriedade do Sr. Casemiro Pacoski e construído em 1934 em cujo terreno fora adquirido do Sr. Elias Hoffmann. A princípio serviu de residência e mais tarde passou a ser ponto comercial, encerrando as atividades como falecimento de seu dono.
A região denominada Ana Rita era um conjunto de chácaras onde residiam imigrantes italianos. Aos poucos iniciou-se um processo de loteamento, principalmente quando foram abertas as ruas com delimitação da Vila, através do decreto Lei de 02 de Julho de 1940.
Após a abertura das ruas, construções foram levantadas nos locais das antigas chácaras e campos limpos, ocupando espaços cujos moradores na maioria eram pessoas que trabalhavam no centro de Ponta Grossa ou pessoas da cidade que possuíam imóvel na Vila.
Além de aumentar o número de residência e também de casas comerciais, principalmente bares e armazéns (tipo secos e molhados) que atendiam ás necessidades dos moradores, foram criadas serrarias e oficinas que tiveram a participação do desenvolvimento econômico local.
A Casa Casemiro – como era conhecida pelos moradores da Vila – enquadra-se nessa etapa do processo e expansão da urbanização, já que era um armazém que atendia a comunidade e pessoas que trabalhavam nos estabelecimentos da região.
Contudo, a urbanização também ocasionou o aumento da população e do consumo, impulsionando a criação e o aumento dos supermercados, refletindo negativamente aos armazéns que vendiam em pequenas quantidades e pouca variedade de produtos.
Com o passar dos anos, os armazéns que foram perdendo os fregueses, que passaram a comprar nos grandes mercados, e muitos proprietários daqueles estabelecimentos mudaram de atividade. O Sr. Casemiro passou a atender simplesmente com um pequeno bar de bebidas.
Fontes: Certidão Jus in ré – Transcrição 9.298 – 1° registro de Imóveis.
Pesquisadora: Isolde Maria Waldmann. Seção de pesquisa e Arquivo do COMPAC.

Endereço: João Cecy Filho, n° 600