Imóvel da Rua Santos Dumont, nº 798 e 802 (Capella Calçados)

Processo: 53/2001

  1. Ocupação comercial do imóvel
    Em 1936 estava instalada no imóvel a Casa Estrela, loja de confecções em geral da Firma Camillo Sallum e Irmãos. A partir de 1938, o sr. Friedrich Herold foi morar no prédio até 1981, quando se aposentou.
    Desde então o imóvel abrigou outros ramos de negócio como a Boutique Pavão Motos, a Padaria Modelar e atualmente a Capella Calçados.
    O prédio possui dois pavimentos, sendo o superior destinado à residência com frente para a rua Santos Dumont, e o inferior para estabelecimento comercial, com frente para a avenida Vicente Machado.
  2. Biografia de Friedrich Herold
    Friedrich Herold nasceu na Alemanha em 1905. Era especialista formado na confecção de relógios. Foi o único membro da família que veio para o Brasil em 1926, sendo contratado para trabalhar na Relojoaria Osternack, em Ponta Grossa.
    Em 1929 casou-se com Emma Sternitz e tiveram uma filha, Wilma Elfrieda Herold. A partir de 1938 passou a residir no prédio em que instalou sua própria relojoaria, na Rua Vicente Machado esquina com a Rua Santos Dumont, comprando o imóvel alguns anos depois.
    Como membro da comunidade de imigrantes alemães estabelecidos em Ponta Grossa também se tornou sócio do Clube Germânia- Guaíra.

Pesquisadora: Patrícia Silvestre.
Supervisora: Elizabeth Johansen Capri.