Imóvel da Rua XV de Novembro, nº 468 (Edifício e Cine Ópera)

Processo: 22/2001

O Edifício Ópera, construído em 1947, marca o início da verticalização da cidade de Ponta Grossa. Sua construção no cruzamento da rua XV de Novembro com a rua Augusto Ribas se deu pelo fato deste local ser o ponto central do antigo comércio da então rua das Tropas.
“a alocação do edifício Ópera não foi casual, pois este encontrava-se exatamente no ponto de convergência de duas importantes funções da cidade: a de passagem (antigamente das tropas) e de abastecimento”
O edifício Ópera foi o primeiro a possuir um elevador e foi projetado para função residencial nos seus seis andares e, no andar térreo, destinado a um cine teatro, o que veio a ocorrer alguns anos mais tarde.
No ano de 1949, inicia-se a construção do Cine Ópera que foi inaugurado em 1950 por Elias José Curi que foi o responsável pela edificação do prédio e do próprio Cine Ópera.
Com a inauguração do Cine Ópera, a Cidade Império. O novo cinema concorria com os outros em grandeza e luxo e ainda possuía um auditório para 1.400 pessoas.
Em setembro de 1950 foi evada a efeito a primeira sessão nas dependências do Cine Ópera cujo lema de trabalho era o de ser “orgulho de Ponta Grossa”. De acordo com um telegrama publicado do Diário dos Campos da época:
Acabamos de receber diretamente Rio de Janeiro fim especial inaugurar luxuoso Cine Ópera, cópia niva “Carnaval de fogo” maior filme nacional na história do cinema cujo êxito, esfacelou, arrazou, pulverizou todos records no Brasil entre filmes qualquer…” UCB filmes

Nos anos de 1960, o cine Ópera foi adquirido por Jorge Miguel Ajuz, que detinha também os direitos sobre o cine Império e Inajá, sob a razão social de CICOREL – Cine, Comércio e Representações Ltda., fundada em 1961 como sucessora da firma A. Holzamann & Cia Ltda.
Cronologia:
1947- Construção do Edifício Ópera.
1950- Inauguração do Cine Teatro Ópera.

Fontes:
Jornal Diário dos Campos. Ponta Grossa, 1949.
Jornal Diário dos Campos. Ponta Grossa, 16 e 17 de setembro de 1950.
OLIVEIRA, Itacil Ferreira de (org.). Álbum de Ponta Grossa. Curitiba: Lítero – Técnica, 1963.

Pesquisador: Luis Claudio Moutinho