Imóvel da Rua Marechal Deodoro nº 531
Antiga sede da Escola Desafio
Processo: 70/2001

A casa construída por Brasil Pinheiro Machado em 1914 foi ocupada por ele e sua família durante muitos anos. Posteriormente estiveram instalados no local alguns estabelecimentos comerciais, além de uma estrutura escolar que serviu à Escola Condal e atende atualmente à Escola Desafio. O jardim sofreu algumas alterações, porém, existem dois credos que foram plantados na mesma época da construção da casa.
Brasil Pinheiro Machado era casado com a Maria Eugênia Pinheiro Machado, com quem teve sete filhos, entre eles três se destacaram na política local: Brasil, Raul e Theodoro.
Brasil Pinheiro Machado (o filho) nasceu em Ponta Grossa, era advogado, historiador e professor de História do Brasil na Universidade Federal do Paraná, da qual também foi seu vice-reitor. Foi nomeado Prefeito de Ponta Grossa em 1932, ficando no cargo até 1933, ocupou também, o cargo do Interventor do Estado. Em 1934 foi eleito Deputado Estadual pelo Partido Republicano Paranaense.
Raul Pinheiro Machado formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Tornou-se professor de História e Geografia no Colégio Regente Feijó, sendo seu diretor por duas vezes. Na Universidade Estadual de Ponta Grossa lecionou em História, Geografia e Direito. Pertenceu ao Centro Cultural Euclides da Cunha, foi presidente do Clube Pontagrossense e autor da obra “Vassouradas”. Em Curitiba, lecionou no Colégio Estadual do Paraná e no Colégio da Polícia Militar, além disso, participou várias vezes de bancas de exames vestibulares na UFPR.
Theodoro Pinheiro Machado foi nomeado Prefeito de Ponta Grossa em 1946 para governar interinamente. Fazendeiro e agropecuarista, foi pioneiro na criação de gado da raça Santa Gertrudis no Paraná. Na sua gestão criou uma feira livre na Praça Barão de Guaraúna, depois transferida para a Rua Benjamin Constante. Abriu a Rua Júlia Lopes que liga os bairros da Nova Rússia e São José. Também, foi presidente do Clube Pontagrossense.
A Escola Condal foi fundada em 1984 com o objetivo de atuar no ensino pré-escolar e de 1º grau. Era sua diretora a professora Iria Berri, licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Em 1986, uns grupos de professores habilitados em superiores e especialistas em diversas áreas compraram a estrutura da Escola Condal, fundando a Escola Desafio. Alicerçada nos eixos da Pedagogia Freinet – cooperação, afetividade, documentação e comunicação – a Escola Desafio constitui-se de 40 profissionais, em seu corpo técnico- pedagógico, e atende a clientela de aproximadamente 150 famílias. Trabalha com crianças a partir de dois anos de idade até a 8ª série do ensino fundamental.
A Sociedade de Estudos da Educação, mantenedora da Escola Desafio compõem-se atualmente de três sócios-gerentes, que dirigem e coordenam os segmentos da escola, são eles: Antonio Carlos Pilatti, Maria Helena Sá Santos e Neide Keiko Kravchychyn Capplletti.
Pesquisadora: Patrícia Silvestre.
Supervisor: Elizabeth Johansen Capri.