Distrito de Guaragi, s/n
Processo: 11/2001

A estação ferroviária de Guaragi (distrito de Ponta Grossa) situa-se ao lado da ferrovia Paraná – Santa Catarina “RVPSC”, em pleno centro da localidade. Foi inaugurada em 1o. de Janeiro de 1899. 

A Vila de Guaragi pertencia ao antigo município de Entre Rios, criado em 4 de Outubro de 1890, tendo um comércio ativo de exportação de madeira, erva mate, farinha de mandioca, couro, telhas e frutas. Importava diretamente de São Paulo todos os produtos que a população necessitava, sendo que esses eram revendidos nos armazéns locais. A vida dos entre-rioenses era promissora: Havia prefeitura, clubes sociais, banda de música, jornal, correios e etc. Porém, com o passar dos anos, foi perdendo a hegemonia, comercial e industrial, pois com a emancipação do Município de Teixeira Soares (em 1917), Entre Rios cedeu grandes áreas de terra e muitos outros bens para aquela municipalidade, como serrarias, tafonas, pinheirais, ervais, moradores, fazendas. Devido a esses acontecimentos, o Município deixou de arrecadar impostos, sendo desativado em 1939, passando a ser o distrito administrativo do Município de Palmeira. 

No ano de 1957, através de um plebiscito, passou a pertencer a Ponta Grossa, com a denominação de Distrito de Guaragi. 

A Estação do Guaragi foi um ponto de referência para muitas pessoas que partiam para os grandes centros urbanos em busca de estudos e aperfeiçoamento profissional. Várias famílias ponta-grossenses viajavam para Guaragi para participar de festas religiosas, bem como jogos de futebol e piqueniques.

Texto da Pesquisadora Isolde Maria Waldemann