Rua Tenente Hinon Silva N° 470
Processo: 21/2001


O término da construção do imóvel data o ano de 1923. Pertenceu ao Sr. Abrahão Jorge Ajuz e sua esposa Salma Abrahão Ajuz, casal de imigrantes sírios. Na década de 1970, algumas ruas da cidade foram modificadas, entre estas a Rua Benjamin Constant, precisando ser realizados nesta, o alargamento e alinhamento. Para que as obras fossem viabilizadas, o então Prefeito Luiz Carlos Zuk desapropriou o imóvel em comum acordo com os proprietários. A partir do ano de 1977 o prédio passou a pertencer ao Município de Ponta Grossa.
Desde está dada, a ocupação do imóvel foi feita por entidades e associações, não se sabendo exatamente em quais períodos as mesmas fizeram uso da casa, mas durante a década de 1980, a Força Expedicionária Brasileira – FEB – realizava reuniões no local. Também houve a cessão do imóvel ao Distrito de Escoteiros Campos Gerais, permanecendo até os dias atuais uma placa de identificação á frente.
Já o porão, foi utilizado pelo Grupo de Teatro Lambe, para guardar seus cenários, bem como para realizar reuniões e ensaios semanais.
No ano de 1991, durante a gestão do Prefeito Wosgrau Filho, foi feita a doação do imóvel a Fundação Municipal de Promoção ao Idoso de Ponta Grossa.
 
Pesquisadora: Isolde Maria Waldmann e Claudine Cavalli Fontoura