Imóvel da Rua Santos Dumont, nº 677 (Foto Carlos)
Processo: 71/2001

O prédio pertenceu a Paula Madureira Bittencourt e ao Coronel Fernando Bittencourt proprietário da Casa Bittencourt fundada em 1870 na Rua Sete de Setembro. Em 1903 esse estabelecimento comercial alterou o seu nome para firma Fernando Bittencourt e Filhos, com uma seção própria de automóveis e acessórios, óleos lubrificantes, materiais elétricos em geral, e oficina mecânica. O titular da firma também era gerente do Banco Francês e Italiano desta cidade e proprietário da serraria Boa Vista.
Em 1938 foi realizada a partilha do espólio de Fernando Bittencourt figurando como adquirente seu filho Julio Madureira Bittencourt;
As últimas casas comerciais que ocuparam o imóvel foram: o restaurante Don Rafael no nº 677 com frente para a Rua Santos Dumont, e o Foto Carlos de Mario no nº 163 com frente para a Rua Dr. Colares. Apesar de representarem duas casas distintas o prédio e a fachada deste imóvel são os mesmos.
Com a abertura do espólio de Julio Madureira Bittencourt a viúva Irene Plank Bittencourt ficou com 28,75% do imóvel e cada um dos seus quatro filhos ficou com 17,81%.

Pesquisadora: Daniele Pereira da Silva.
Supervisora: Elizabeth Johansen Capri.