Imóvel da Rua Santos Dumont, nº 646

Processo: 60/2001


(Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados)
O Espiritismo teve origem na França, em Paris, na metade do século XIX. Um professor chamado Hippolyte Leon Denizard Rivail, começou a observar os fenômenos das chamadas “mesas falantes”, que eram consideradas divertimento por algumas pessoas, e por outras, algo que não havia explicação.
Aquele professor nasceu na cidade francesa de Lyon, em 03 de outubro de 1804 e faleceu em Paris, em 31 de março de 1869. Estudou na Escola Pestalozzi e publicou várias obras sobre educação. Porém, ele realmente tornou-se conhecido pelo nome Allan Kardec, “o codificador do espiritismo” (o nome foi adotado por Hippolyte após alguns espíritos lhe revelarem que em uma de suas reencarnações ele vivera nas Gálias, chamando-se Allan Kardec).
Em seu trabalho com relação ao Espiritismo, Kardec desenvolveu uma técnica baseada no trinômio: Filosofia – Religião – Ciência. De acordo com a doutrina espírita, é possível haver comunicação (por intervenção dos médiuns, que são os intermediadores) entre os vivos do mundo material e os mortos da vida espiritual, bem como o fato de haver outras reencarnações, quando o espírito tem a oportunidade de voltar para nossas vidas.
O primeiro núcleo espírita a forma-se em Ponta Grossa foi o “Grupo Allan Kardec”, organizado em 1911 por militares do 5º Regime de Infantaria, com sede em Uvaranas. Já em 1912, houve a fusão entre aquele grupo e outro, denominado “Francisco de Assis”. Logo no início das atividades, os fundadores preocuparam-se em realizar trabalhos assistenciais no início das atividades, os fundadores preocuparam-se em realizar trabalhos assistenciais para com as pessoas necessitadas, e adotaram o lema: “Fora da caridade não há salvação”.
Porém, o Espiritismo já havia começado sua difusão na cidade desde 1909, quando Hugo Reis utilizou-se de jornais, sendo autor de colunas, com o objetivo de propagar as atividades espíritas. No ano de 1954 entrou ao ar, pela Rádio Central, o primeiro programa espírita de rádio em Ponta Grossa, chamando “Samaritanos do Ar”.
Quanto o imóvel em questão, neste encontra-se a sede da Sociedade Espírita Francisco de Assis, uma instituição fundada em 20 de janeiro de 1912, sendo civil social-cristã, com personalidade jurídica, de caráter assistencial e filiada à Federação Espírita do Paraná.
As primeiras atividades da instituição forma realizadas em local próximo ao 13º BIB, no bairro de Uvaranas. Mais tarde, a sociedade prosseguiu seus trabalhos em um sobrado cedido por uma empresa e, posteriormente, instalou-se definitivamente em sua sede atual, que foi inaugurada em janeiro de 1942.
Pesquisadora- Claudine Cavalli Fontoura.
Supervisora – Isolde Maria Waldmann