A Banda Escola Lyra dos Campos originou-se em 1952 no subsolo da Prefeitura, o renomado Maestro Paulino foi um dos idealizadores e criadores do projeto Banda Escola Lyra dos Campos. O objetivo é promover apresentações para a comunidade e ensinar jovens de todas as classes sociais, visando passar conhecimento para seus alunos tornando-os músicos profissionais.

A Banda Lyra possui vários anos de história e tem sido responsável pela formação musical de milhares de alunos ao longo deste tempo, com grande parte deles seguindo a carreira musical Brasil afora. .

A Banda faz parte da Cidade é caracterizada como patrimônio Imaterial, por tantos anos de dedicação fazendo a diferença Cultural na Cidade, formando incontáveis músicos. Mantida pela Prefeitura de Ponta Grossa e administrada pela Fundação Municipal de Cultura, a Banda Lyra realiza diversas ações durante o ano, como concertos em teatros, praças e escolas, além de estar presente nas principais inaugurações realizadas pelo poder público.

Em 2018 foram 42 apresentações, em vários espaços da cidade. Nas escolas da rede pública de ensino, promove a ação ‘Banda nas Escolas’, aproximando crianças e jovens da música clássica e dos instrumentos que compõem bandas sinfônicas e orquestras.

Alguns títulos conquistados pela Lyra dos Campos:

  • 1º lugar na categoria Bandas Musicais no Campeonato Paranaense de Bandas e Fanfarras, realizado na cidade de Santa Fé, Paraná, no dia 04 de novembro de 1995.
  • 1º lugar na categoria Bandas Musicais e campeã geral no Concurso de Bandas e Fanfarras realizado no dia 11 de novembro de 1995, na cidade de Rio Negro, Paraná.
  • Campeã geral no 6º Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras realizado na cidade de Ponta Grossa, no dia 16 de dezembro de 1995.
  • 1º lugar na categoria Bandas Musicais e campeã geral no II Concurso de Bandas e Fanfarras realizado na cidade de Tibagi, em 1996.
  • 1º lugar no Concurso de Bandas e Fanfarras realizado na cidade de Ponta Grossa, em 1996.
  • 1º lugar na categoria Bandas Musicais e campeã geral no 4º Concurso de Banda e Fanfarras realizado na cidade de Tibagi, em 1997.
  • 1º lugar no Concurso de Bandas e Fanfarras promovido pela União Cívica Feminina Paranaense na cidade de Curitiba, em 1997.
  • 1º lugar no Concurso de Bandas e Fanfarras promovido pela Federação Paranaense de Bandas e Fanfarras na cidade de Mandirituba, em 1999.
Banda Lyra dos Campos com Maestro Regente Paulino Martins Alves – Estação Saudade em 19/12/1958