Realizado desde 1973, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o Festival Nacional de Teatro – FENATA tem ocorrido de forma ininterrupta desde então, caracterizando-se como um dos mais antigos festivais de teatro do país. Historicamente, tem congregado representantes de diversos estados da federação, com grupos participando em categorias competitivas e não-competitivas.

O primeiro FENATA: aconteceu no período de 03 a 10 de novembro de 1973 nas dependências do Auditório da Reitoria. Desde então o Festival ocorre no mês de novembro, fazendo parte do calendário de atividades da Divisão de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da Universidade, atingindo não apenas a cidade de Ponta Grossa, mas também municípios de toda a região dos Campos Gerais e grupos de todo o Brasil.

O Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa tem como objetivo, promover o debate sobre o fazer artístico por meio da reunião de grupos de teatro de vários estados, de propiciar os elementos para a formação de um público para o teatro. As apresentações voltadas para o público infantil são realizadas com entrada franca e recebem um grande público com a participação das crianças. As escolas da rede municipal, rede estadual e particular são convidadas a levar os alunos para apresentações agendadas.

O Festival vem atingindo seus principais objetivos, incentivando a criatividade artística e proporcionando o espaço para que novos talentos possam apresentar seus trabalhos e contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das artes cênicas. Com a oportunidade de convidar profissionais de expressão nacional para compor o júri, tanto quanto para promover palestras e oficinas, pode-se providenciar uma perfeita integração entre o saber estabelecido e profissional, com grupos e artistas em fase de formação prática, provocando assim um fortalecimento das linguagens e o debate sobre o fazer artístico nacional.

Assista ao documentário: “Fenata: Uma Biografia” – Concurso Municipal de Vídeo Documentários 2018