O edifício de estilo eclético, foi inaugurado em 1894, para ser sede da primeira Estação Ferroviária de Ponta Grossa. Servia de embarque e desembarque de passageiros, bem como para o transporte de cargas.           

Estação Paraná – inauguração em 1894

(informações relevantes ao tombamento clique aqui)

Em 1906, depois da construção do terceiro prédio, a estação passou a abrigar a parte administrativa de rede até a década de 70, quando começaram a ser retirados os trilhos da área central da cidade. A importância desse edifício que foi tombado como Patrimônio Cultural do Paraná em 1990 está ligado à sua beleza arquitetônica e também por inaugurar na região o transporte ferroviário. Com a retirada dos trilhos do centro da cidade, a estação foi desativada e em 1995 foi inaugurada no local a Casa da Memória de Ponta Grossa. Este espaço é destinado a exposições e a preservação do acervo histórico-documental de Ponta Grossa e região, abriga a maior parte do acervo antigo do município, como jornais do início do século XX, documentos, biografias, pesquisas sobre casas e prédios de valor histórico e fotos. Também funciona no local, um núcleo de pesquisa sobre a história local e da região dos Campos Gerais. 

Provisoriamente, desde Outubro de 2019, a Casa da Memória ocupa um edifício alugado, pois sua sede original passará por revitalização. O endereço provisório é Rua Ermelino de Leão, 1333.

Horário de Visitação: segunda a sexta-feira das 9hs às 17hs.
Entrada: Gratuita
E-mail: casadamemoria_pg@hotmail.com