DIA 24 DE SETEMBRO – QUINTA-FEIRA

  • LIVE 1 – 18:30

Abertura do Evento e Roda de Discussão sobre o Patrimônio Histórico-Cultural e a Importância de Preservação, com Jeanine Mafra Migliorini, Leonel Brizolla Monastirsky e Marco Aurélio Monteiro Pereira.

  • LIVE 2 – 19:30

Grandes Nomes dos Campos Gerais: Personagens da nossa história. Participações de Renata Regis Florisbello, Dionezine de Fátima Navarro e Fábio Maurício Holzmann Maia.

  • LIVE 3 – 20:30

Vantagens e Possibilidades de Reformas em Imóveis Históricos, com Evandro Retamero Rodrigues. 

  • LIVE 4 – 21:15  

Concurso História do Amanhã – 1ª Etapa.

 

DIA 25 DE SETEMBRO – SEXTA-FEIRA

  • LIVE 1 – 18:30

Direito e Tombamento: As Restrições e o Direito de Propriedade em Imóveis Tombados, com Christie Danielle Sikorski.

  • LIVE 2 – 19:30

Convença-me: A Importância da Preservação X a opinião de quem é contra, com Bianca Camargo Martins.

  • LIVE 3 – 20:30

Cinemas de Ponta Grossa, com Nelson Silva Junior.

  • LIVE 4 – 21:15

Concurso História Do Amanhã – 2ª Etapa.

 

DIA 26 DE SETEMBRO – SÁBADO

  • LIVE 1 – 18:30

 Identidade Local – Símbolos e Expressões Culturais de Ponta Grossa. Participações de Marcia Maria Dropa e Rosana Nadal de Arruda Moura.

  • LIVE 2 – 19:30

Memórias da Ferrovia – Participações de Nisiane Madalozzo, Viviane Caliskevstz e Martha Raquel de Souza Batista.

  • LIVE 3 – 20:30

 Conversa com Estudantes Universitários: Como Registramos o Agora Para o Futuro. Participações de Eduardo Terleski , Gabriel Santos Dib Ferreira,  Thalia Edvirgens de Almeida  e Mariana Lacerda Marques.

  • LIVE 4 – 21:15

Concurso História do Amanhã – 3ª Etapa.

 

DIA 27 DE SETEMBRO – DOMINGO

  • LIVE 1 – 14:00 

Concurso História do Amanhã – Apresentação e Avaliação.

 

DIA 28 DE SETEMBRO – SEGUNDA-FEIRA

  • 19:00 

Concurso História do Amanhã – Resultado no Facebook Pg Memória.

 

OBS: As lives vão acontecer abertamente para todo o público via Facebook do evento Pg Memória, exceto as lives referentes ao Concurso essas serão pela plataforma Google Meet, os links serão enviados exclusivamente para os participantes.

 

Conheça mais dos participantes…

 

  • Jeanine Mafra Migliorini 

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em Tecnologia de Design de Interiores e em Tecnologia em Gastronomia pela Unicesumar. Especialista em História, Arte e Cultura, em Docência no Ensino Superior e em Projeto de Interiores e Mestre em Gestão do Território pela UEPG. 

Educadora há treze anos, atualmente é professora no ensino superior da Unicesumar. Arquiteta e urbanista, desenvolve projetos arquitetônicos. Escolheu a Arquitetura Modernista de Ponta Grossa – PR como objeto de estudo, desde sua graduação.

 

  • Leonel Brizolla Monastirsky 

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Geografia Humana pela Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Professor Associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa: Programa de Pós Graduação em Geografia e Departamento de Geociências. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq/UEPG): Geografia e História: Patrimônio Cultural e Memória Social. Vice Presidente da Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (APPAC).

 

  • Marco Aurélio Monteiro Pereira

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É, também, Graduado pelo Curso Livre de Bacharelado em Teologia do Faculdade Teológica Sulbrasileira (IBPS). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: História, Alimentação e Sociabilidades Alimentares, História do Presbiterianismo no Brasil e História da Arte. 

Atualmente é professor mestre em História do Brasil aposentado do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

 

  • Bianca Camargo Martins

Arquiteta e Urbanista. Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), especialista em Arquitetura de Interiores pela PUC-PR, em Conservação e Restauração do Patrimônio pela PUC-PR e em Docência no Ensino Superior pela Unicesumar. Mestre e doutoranda em Planejamento e Governança Pública pela UTFPR. 

Foi Arquiteta e Diretora de Planejamento Urbano do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (IPLAN), Coordenadora Regional do Paranacidade e atualmente possui o escritório Paratodos Arquitetura.

 

  • Evandro Retamero Rodrigues

Doutorando em Geografia pela UEPG, mestre em Arquitetura e Urbanismo no PPU – UEM/UEL, especialista em Gestão Ambiental pela Unianhanguera, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UNIARA e em Ecologia pela UNESP. 

Atua principalmente nos seguintes temas: projetos de arquitetura e planejamento urbano, fiscalização de obras públicas, planejamento ambiental e paisagismo. Atua como funcionário público arquiteto na Prefeitura de Ortigueira-PR. Desde o ano de 2009, tem atuado  como docente no ensino superior das disciplinas de Estágio Obrigatório, Planejamento Urbano, Ética, Projeto Arquitetônico, Conforto Ambiental, Paisagismo, Desenho Urbano e Arquitetura Contemporânea. Também atua como autônomo na área da arquitetura e atualmente coordena o curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo do CESCAGE.

 

  • Christie Danielle Sikorski

É Advogada desde 1997, graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí/SC. Cursou Escola de Magistratura do Paraná. Tem Pós-graduação em Direito Processual pela Unisul/SC e é Mestre em Ciências Sociais e Aplicadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR. 

Atualmente é Coordenadora do Curso de Direito e do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Educacional de Ponta Grossa (UNOPAR), professora de ensino superior na mesma Instituição de Ensino Superior, da Disciplinas de Ética Jurídica, Direito Processual Civil. Também é  professora de Pós- Graduação de Direito Processual Civil e já atuou nos módulos de Processo De Execução e Tutelas De Urgências; da UNOPAR. Foi tutora de Pós-graduação online da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

 

  • Dionezine de Fátima Navarro

Farmacêutica Bioquímica, professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Mestrado e Doutorado em Química de Produtos Naturais, pós graduada em Fisioterapia, Homeopatia e Florais de Bach.

É poeta, escritora, cronista e atualmente presidente da Academia Pontagrossense de Letras e Artes (APLA), membro do Centro Cultural Faris Michaele e Caravana da Cultura. Possui 7 livros publicados e diversas publicações e premiações literárias nacionais e internacionais. Ocupa a cadeira 39 – como acadêmica de grande honra – Niterói-RJ e cadeira 57 da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro.

 

  • Renata Regis Florisbelo

É escritora, autora de treze livros publicados nos estilos crônicas, contos, poesias e pensamentos filosóficos. Presidente da Academia de Letras dos Campos Gerais, gestão 2019-2021. Colunista do Jornal Diário dos Campos responsável pela Coluna Janela Poética dos Campos Gerais além de contribuir com outras colunas, com mais de 450 textos publicados. Recebeu em 2018 o Título de cidadania em Ponta Grossa, pelos serviços prestados à cultura da região dos Campos Gerais. Recebeu em 2014 o Prêmio Anita Philipovsky de Literatura, concedido pela Fundação Municipal de Cultura. Integrante do Centro Cultural Professor Faris Michaele e da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes. Responsável por diversos concursos culturais associados aos projetos literários. Atua ainda como Gestora de Sistema da Qualidade e Meio Ambiente em área industrial.

 

  • Fábio Maurício Holzmann Maia

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Mestre em Ensino de História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

É Membro efetivo da Academia de Letras dos Campos Gerais, sendo o 1º ocupante da Cadeira nº 13. É também membro do Centro Cultural Professor Faris Michaele. Atualmente atua como Professor de História no Ensino Médio na Rede Pública Estadual do Paraná sendo professor do Quadro Próprio do Magistério e estando lotado no Colégio Estadual Colônia Dona Luíza em Ponta Grossa. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, música, história.

 

  • Nelson Silva Junior

Engenheiro Civil e Licenciado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialista em Educação, Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG e Doutor em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

Publicou diversos artigos na área de Ensino de Artes Visuais e Cinema. Foi coordenador da Galeria de Artes da PROEX. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Suas produções artísticas são na área de Fotografia e Cerâmica. É membro do Conselho Municipal de Cultura, representando a Universidade Estadual de Ponta Grossa.

 

  • Marcia Maria Dropa

Graduada em Pedagogia e História  pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Participou como membro da equipe de criação do Curso de Turismo da UEPG e como coordenadora no processo de implantação e reconhecimento do mesmo. Atuou como coordenadora do curso de 1998 a 2003 e como chefe de departamento de 2007 a 2010. Professora de Curso de Especialização nas disciplinas de História do Paraná e Patrimônio Cultural. Atuou como Diretora de Turismo da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (2005-2009). Membro do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e da Fundação Educacional de Ponta Grossa FUNEPO\TV EDUCATIVA. Coordenadora e Supervisora de Projetos de Extensão nas áreas de Cultura e Turismo. Professora Assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa, atuando principalmente nas seguintes áreas: Educação, Turismo, Patrimônio Cultural e Turístico, Memória e Preservação.

 

  • Rosana Nadal de Arruda  Moura

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestrado Em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Representante discente do Setor de Ciências Humanas e Artes. Foi Professora orientadora do PDE-Secretaria do Estado de Educação.  Foi supervisora e coordenadora de diversos projetos de extensão com temas envolvendo patrimônio cultural. Também foi  Membro do colegiado de curso de História da UEPG. Participou como Membro do Conselho Municipal de Educação, na condição de Conselheira.  Representante docente no Conselho Setorial da UEPG, eleita e Coordenadora de Sessão Técnica do III Encontro Paranaense de Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais Aplicadas pela UEPG.

 

  • Nisiane Madalozzo

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista pelo programa de Pós Graduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – SP. Mestre em Gestão do Território pelo programa de Pós Graduação – Mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutora em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 

Atualmente é Vice-Líder do Grupo de Estudos Urbanos e Regionais – GEUR (Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Ponta Grossa), sob a coordenação do Professor Dr. Edson Belo Clemente de Souza. Participa do grupo de Pesquisa Geografia e História: memória social e patrimônio cultural (Departamento de Geociências, Universidade Estadual de Ponta Grossa), sob a coordenação do Professor Dr. Leonel Brizolla Monastirsky. Foi coordenadora de projetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (IPLAN) e Diretora de Planejamento Físico da Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PROPLAN). Atua como Arquiteta Urbanista sócia proprietária da Madalozzo & Werneck – MW Studio – arte, arquitetura e paisagem. Também é docente efetiva do curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

 

  • Viviane Caliskevstz

Doutora em Geografia e Gestão do Território pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com estudos nas áreas de Patrimônio Cultural e políticas Públicas. Sócio Membro fundador da Associação de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (APPAC). 

Atua em diferentes conselhos de cultura em nível local e estadual,  e tem produções científicas e artísticas nas áreas de patrimônio, dança, teatro, fotografia e literatura. Autora do livro “Memória de Estação: vida e sentimento nos trilhos do trem”, aprovado no 1° Edital do PROFICE – Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura / PR (2016).

 

  • Martha Raquel de Souza Batista

Mestre em Gestão do Território pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), graduação em Geografia Bacharelado pela mesma universidade.

Atualmente integra o grupo de pesquisa sobre Geografia humana, memória social e patrimônio cultural e o Atlas Eletrônico do Antigo Complexo Hidro-Ferroviário do Paraná Tradicional, ambos sob coordenação do Prof Dr. Leonel Brizolla Monastirsky. Dentro dos projetos busca aproximar-se das frentes que dizem respeito à fotografia e cultura. As pesquisas abrangem leituras espaciais com ênfase em Geografia Histórica e Cultural, Patrimônio Cultural e a Memória. Fez parte por muitos anos da Associação de Preservação do Patrimônio Cultural (APPAC). É Fotógrafa e Professora de fotografia e edição. Autora do livro “Memória de Estação: vida e sentimento nos trilhos do trem” (2016).

 

  • Gabriel Santos Dib Ferreira

Recém formado em Arquitetura e Urbanismo pela UNOPAR, participou do projeto de pesquisa sobre o Circuito Histórico de Ponta Grossa, orientado pela Prof. Kathleen Coelho de Andrade Biassio, estagiou na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e no Studio ARQUIE – Arquitetura Responsável, membro da APPAC desde 2019, possui curso sobre Estudo de Impacto de Vizinhança, pelo Ministério das Cidades, curso sobre Reabilitação Urbana com Foco em Áreas Centrais, também pelo Ministério das Cidades, participou do Programa De Formação Em Gestão De Projetos Urbanos, pelo Ministério das Cidades. Possui artigo publicado na revista Tecnologia e Engenharia com o tema: As necessidades arquitetônicas da sociedade moderna e como a arquitetura pode influenciar em nosso futuro,  o mesmo artigo foi premiado entre os 3 melhores do CONET 2017. 

Atua atualmente como Arquiteto e Urbanista sócio proprietário na ÁTICA Arquitetura e como sócio proprietário na ORNA – Studio de Design.

 

  • Thalia Edvirgens de Almeida

Está no quarto ano da Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), fez iniciação científica sobre Quadrinhos  e Ensino de História, fez estágio durante dois anos no Centro de Documentação e Pesquisa em História (CDPH-UEPG). 

Atualmente faz parte do grupo PET-Historia, grupo de educação tutorial da UEPG  onde visa projetos de ensino, pesquisa e extensão, também está desenvolvendo seu TCC  onde está fazendo um levantamento de dados sobre  contos populares e sua relação com a vida social, como se ramificam e absorvem a capacidade de criar novos contos populares.

 

  • Mariana Lacerda Marques

É graduanda do terceiro ano do curso de Turismo pela     Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), participa como coordenadora do projeto Conhecendo Pg. Em 2019 trabalhou em diversos eventos ofertados pela universidade. 

Suas áreas de interesse dentro de turismo são: turismo natural e  patrimonial, com foco no turismo local.